segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LUZ

Fibra Óptica


  Fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível. É feito de vidro ultrapuro, plástico ou isolante elétrico. É composta por uma capa protetora, interface e núcleo.
  Existem 2 tipos de fibra óptica: a monomodo e a multimodo.
  A  fibra óptica monomodo é feita por único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno.  A largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias.
  A fibra óptica multimodo possui um diâmetro maior e mais de um sinal pode transitar o filamento. Nela é encontrada 2 subdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual. A diferença é que a capacidade de fibra de índice degrau é inferior em relação a outra. Na fibra de índice gradual, há uma variação parabólica, como se fizesse uma sequência de arcos durante o percurso.
  As fibras multimodo são usadas para comunicação a curta distância.
 Curiosidade: As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico do material.

  Fonte:

SOM

 Decibel
   Decibel é a unidade adimensional usada para exprimir a razão de duas potências (elétricas ou sonoras), igual a dez vezes o logaritmo decimal do quociente das duas potências.     
   O aparelho usado para  medir o nível de decibéis de um local é o decibelímetro.
  A Organização Mundial de Saúde considera que um som deve ficar em até 50 decibéis, para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 decibéis os efeitos negativos começam. 
  Alguns efeitos negativos são: estresse, depressão, perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite, úlcera, baixo rendimento escolar,  entre outros.
  Olhe abaixo a tabela de nível de pressão sonora:
    
  Fontes:

Máquinas

 Alavanca
  
  Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Elas são utilizadas para pegar ou deslocar objetos. Muitas vezes usamos alavancas sem perceber, exemplos: um quebra nozes para abrir castanhas, uma pinça de confeitaria para pegar um doce, um pé-de-cabra para abrir caixotes com pregos, entre outros.

Roldana
 
  O Que É Uma Roldana: roldana é um eixo perpendicular que se liga uma peça chamada alça. A roldana é destinada para elevar objetos pesados.
  A roldana é encontrada no nosso cotidiano em:
  Barcos para controlar a vela.
  Nos elevadores dos poços das minas, para descer os mineiros e recolher o minério.
  Poços de água para alterar o sentido da força que puxa o balde.











 Fontes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23755
http://www.jorgeneto.eprofes.net/roldanas.htm

PLANO INCLINADO

  É uma superfície plana, rígida, inclinado na horizontal. O plano inclinado serve para multiplicar força. O plano inclinado é usado como inclinação para empurrar algum objeto com mais facilidade.
  Exemplos de planos inclinados:
  Tábuas que se apoiam no solo por uma de suas extremidades e num caminhão pela outra, sobre a qual operários empurram caixas. Rampas de acesso a morros, tudo que é inclinado faz parte do plano inclinado.

  Fonte:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Calor

 Calor e Temperatura: Muitas pessoas acreditam que calor
e temperatura são conceitos diferentes e outras acreditam ser a mesma coisa. 
No entendimento desses dois conceitos se faz necessário para o estudo da termologia,chamada de termo física, a termologia é um ramo da física que estuda as relações de troca de calor e as manifestações de qualquer tipo de energia que é capaz de produzir calor, frio ou mudanças de estado físico dos corpos, quando esses ganham ou cedem calor.

Calor: Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.

Temperatura:
Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Corante

   Corantes são encontrados em sorvetes, bolos, doces, balas, salgadinhos de pacotes, refrigerante, etc. 
   Serve para dar cor aos alimentos, fazendo com que o produto industrializado tenha uma aparência parecida com o produto natural. 
   Podem causar alergias que podem provocar até um edema de glote (reação alérgica grave que pode levar à morte se não houver uma intervenção médica rápida), danos digestivos.

Produto


Aditivos Possíveis


Principal Risco

Dicas
Pudins e Iogurtes Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.
Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
Hambúrguer Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.
Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Gelatinas, Balas e Doces Acidulante, aromatizante e corantes artificiais
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.
Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.

  Fonte: http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm



Tolueno

  O tolueno é encontrado em solventes de esmaltes, cola de sapateiro. 
  O tolueno penetra rapidamente no organismo principalmente pela via respiratória, onde atua como irritante. Surgem então irritação dos brônquios, da laringe, bronquite, broncospasmo e edema pulmonar. Da quantidade inalada, 53% são absorvidos. Sua ação é predominante sobre o sistema nervoso central como depressor, causando fadiga, dor de cabeça, confusão, tontura e incoordenação muscular. Antes da depressão pode ocorrer excitação do sistema nervoso central, com euforia, tremores e nervosismo. O contato com os olhos resulta em irritação, lacrimejamento, dor, possível queimadura da córnea e conjuntivite transitória.
  É utilizado  na produção do benzeno e outras substâncias, largamente empregado como solvente para tintas, vernizes, colas, celulose, borracha, óleos, resinas e diversas outras aplicações.

  Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12097

Conservante

  O conservante é  encontrado em refrigerantes, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarina, conservas vegetais, carnes, pães, ketchup, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.      
  Serve para garantir a preservação do alimento por tempo determinado.
  Alguns conservantes podem ser um grave perigo para o pulmão, como: fosfato de cálcio, fosfato dissodico, ácido fosfórico, trifosfato de sódio, fosfato tricalcico.
  Essa é uma tabela que explica como são escolhidos os alimentos e os conservantes:
 Número E
 Substância/Classe
 Alguns produtos alimentares em que são utilizados
 E 200 – 203
 Ácido sórbico e sorbatos
 Queijos, vinhos, frutas secas, toppings
 E 210 – 213
 Ácido benzóico e benzoatos
 Vegetais em vinagreta, pickles, compotas e geleias com baixos teores de açúcar, fruta cristalizada, peixes semi-preparados, molhos
 E 220 – 228
 Dióxido de enxofre e sulfitos
 Frutas secas, frutas preservadas, produtos à base de batata, vinho
 E 235
 Natamiciana
 Tratamento do invólucro exterior de queijos e salsichas
 E 249 - 252
 Nitratos e nitritos
 Salsichas, bacon, fiambre, foie grãs, queijo

  Fonte: http://www.eufic.org/article/pt/artid/Conservantes-para-aumentar-a-duracao-seguranca-alimentos/

Amônia ou Amoníaco

  A amônia é encontrada em diversas tintas para cabelo.
  Este produto é utilizado na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, tintas para cabelo. O amoníaco dissolve as gorduras. Ajuda na limpeza da escova de cabelo, elimina as dedadas, ajuda a remover manchas de sumo de fruta ou sangue seco sobre tecidos e tapetes entre outros. Retira o brilho da cera e do verniz, facilitando a aderência de uma nova camada.

  A amônia pode irritar os olhos, pele e sistema respiratório. Pode causar queimaduras químicas, dano na córnea e possivelmente, câncer de pele.





http://educacao.uol.com.br/quimica/amonia-propriedades-e-usos.jhtm
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/amonia/ 

Cigarro

   Substâncias encontradas no cigarro: o cigarro contém monóxido de carbono, clióxido de carbono, nicotina, alcatrão.
   Os perigos do cigarro: deixa mãos e dentes amarelos, pele enrugada e com aspecto envelhecido, cabelos ressecados,pode causar enfisema, prejudica o pulmão e artérias. E pode desenvolver vários tipos de câncer, como: câncer de boca, garganta, pâncreas, rim, bexiga, entre outros.
  Curiosidades: 
  Para fabricar 300 cigarros se destrói uma árvore.
  Na fumaça do cigarro são encontradas cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes.
  No Brasil, são consumidos anualmente cerca de 128 bilhões de cigarro que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores.
  A nicotina atinge o cérebro dentro de 10 segundos após a fumaça ser inalada.
  Parar de fumar melhora a cicatrização dos tecidos.

  
  
  
Fontes:

Rã-bugio

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Relatório da Oficina Rã-bugio

Relatório da Oficina Rã-bugio
  
   No dia 08/08/2011 em nossa escola recebemos a visita do Instituto Rã-bugio.
   Foi realizada  uma oficina para analisar a qualidade da água do córrego que banha o pátio da escola. As monitoras foram: Elza e Sheila. Na oficina foram tratado os seguintes temas:
   Mata Ciliar:  é a mata que está em volta dos rios, ela protege os rios de erosões e desbarrancamentos. Devemos cuidar da mata ciliar para não ter poluição dentro do rio e enchentes.
   Chuva Ácida: é causada pela poluição, nas cidades que ocorre a chuva ácida tem plantações devastadas.
   Água Potável: para a água ser potável, ela tem que sem cheiro, sem cor e sem gosto.
   Qualidade da Água: a qualidade da água muda quando algumas substâncias são misturadas à ela, como o sabão, sabonete, produtos de limpeza, entre outros.
   O aparelho usado para medir o pH da água é o pHâmetro, sua escala vai de 0-14, se o pHâmetro fica 7 a água é neutra, abaixo de 7 a água é ácida, acima de 7 a água é básica.
   O pH: é o potencial hidrogênico.
   As monitoras realizaram alguns experimentos como:
   1º A água do córrego que banha o pátio da escola misturada com o suco de repolho roxo ficou uma cor de roxo claro, o seu pH foi 6,5. A mistura ficou levemente ácida.
   2º O limão misturado com o suco de repolho roxo ficou rosa. O seu pH foi 3,6. A mistura ficou ácida.
   3º O sabão misturado com o suco de repolho roxo, ficou uma cor azulada. O pH foi 7,7. O sabão deixou a mistura básica.
   4º A monitora Sheila  convidou o aluno Robson para assoprar em um copo com suco de repolho roxo. Enquanto ele assoprava percebemos que o suco estava ficando meio rosa. Após ele assoprar por alguns minutos, a monitora mediu o pH que ficou 5,9, ácido. 
   Conceito: a oficina foi ótima, aprendemos coisas novas e interessantes.
 
   

             

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filtração

FILTRAÇÃO 

    Material:    
  • Uma garrafa de plástico de 2 litros;
  • Algodão;
  • Areia;
  • Pedras pequenas;
  • Tesoura sem ponta;
  • Um copo com água suja.
   Como Fazer:
  • Corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio;
  • Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último as pedras;
  • Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil;
  • Joque a água suja.
   O Que Acontece: a água fica menos suja. Isso acontece porque quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e pelo algodão, ela é filtrada.
   Tipo de mistura: heterôgenea do tipo sólido liquído.
   Estado Fisíco: sólido e liquído.
   Fases da Mistura: bifásico.
   Aplicação no Cotidiano: filtro de café, aspirador de pó.
   Conceito: separa as impurezas da água.                                                                                          

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ELEMENTOS QUÍMICOS ENCONTRADOS NO CORPO HUMANO

  ELEMENTOS QUÍMICOS ENCONTRADOS NO CORPO HUMANO E QUANTIDADE


    Carbono: Após a digestão, hidratos carbono estão mais do que prontos para fornecer energia. Eles são transformados em glicose. Esta circula pelo sangue e, imediatamente, fornece energia. O fígado e os músculos podem armazenar hidratos carbono na forma de glicogênio. Durante a prática de exercício físico, o glicogênio poderá ser usado como energia. O corpo utiliza hidratos carbono principalmente durante o fornecimento de energia aos músculos, e dessa maneira eles podem realizar trabalho. Quantidade encontrado no corpo humano: 19,05%

     Cálcio: Este importante mineral possui funções importantes como atuar na formação estrutural dos ossos e dos dentes.
     O cálcio também possui grande importância no estabelecimento do equilíbrio juntamente com o fósforo.
     Ele age influenciando na ação do lab-fermento e coordena as ações do sódio e do potássio, na contração muscular do coração.
     Além de todas estas funções já citadas, é importante sabermos que o cálcio atua em outras funções orgânicas importantes ao equilíbrio do organismo humano.
     Quantidade encontrado no corpo humano: 1,38%

     Fósforo: Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia". Quantidade encontrado no corpo humano: 0,63%

     Enxofre: Sua função principal é a desintoxicação ou eliminação de produtos tóxicos. Enxofre liga para neutralizá-las e, assim, ser eliminada.
     É muito importante para a síntese de proteínas. O sistema de enxofre preserva o tom, purificar e ativar o corpo, fortalece os sentimentos e emoções. Limpa as paredes intestinais e é importante para o metabolismo do fígado. É um elemento de insulina, e contribui para a saúde das cartilagens, ossos, dentes, unhas e cabelos. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,63%

     Potássio: Este mineral é um electrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,21%
   
  Sódio: Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,25%

    Cloro: Esse mineral é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso. Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do Ph sangüíneo. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,17%

     Magnésio: Pesquisas revelaram que o magnésio tem um papel fundamental na performance em esportes de resistência. Este mineral existe principalmente nos músculos e ossos, onde ajuda na contração muscular e metabolismo energético, evitam cãibra muscular; mantem um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea; e alivia contusões.
    
Quantidade encontrado no corpo humano: 0,03%

    Molibdênio: ajuda na eliminação de radicais livres e na conversão das gorduras ingeridas em outros outras  facilmente metabolizáveis pelo organismo. Indispensável para que o organismo processe o nitrogênio, sendo essencial para o funcionamento normal das células. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,00002%

     Selênio: É antioxidante e é importante no crescimento celular. Quantidade encontrado no corpo humano: 0,000003%




   

    sábado, 14 de maio de 2011

    RADIOATIVIDADE

    RADIOATIVIDADE

              Existem na Natureza alguns elementos fisicamente instáveis, cujos átomos, ao se desintegrarem, emitem energia sob forma de radiação. Dá-se o nome radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomos têm de emitir radiação.
            
    http://www.comocuidar.com.br/wp-content/uploads/2011/03/radioatividade.jpg         A radioativadade, quando utilizada de forma controlada, pode trazer muitos benefícios para o homem.Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas:
     1-Uso da energia do núcleo do átomo;
     2-Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e velar filmes(raios X);
     3-Uso da capacidade(Radio terapia ou esterilização de material médico);


    Pessoa atingida pela radiação
          Os danos causados pela exposição a radiação diferentemente de uma queimadura, ou um choque, são imperceptíveis e só aparecem quando o caso já está grave, tudo depende do nível de exposição e do período (tempo) de exposição.Algumas reações imediatas são: queimaduras e náuseas.




      O perigo do vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima atingir outros países se tornou realidade, mas é próximo de zero o risco de chegar ao Brasil. Caso chegue algum rastro ao Brasil, o risco para a saúde pública é zero. Foram registrados rastros de césio e iodo radioativo em Estados americanos mas não representa risco à saúde.

    segunda-feira, 25 de abril de 2011

    PROPRIEDADE DA MATÉRIA

    Compressibilidade

    Compressibilidade é o grau de compressão de um material. Experimento: quando comprimimos um balão cheio de ar, o ar vai ocupar outro lugar, o mesmo acontece com a seringa.



    Elasticidade


    Elasticidade é a propriedade que a matéria tem de retornar ao seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão.
    Experimento: quando colocamos o dedo na extremidade da seringa e empurramos o êmbolo, percebemos que não conseguimos empurrar o êmbolo.  Se  empurrar o êmbolo com muita força, mantendo e dedo na ponta da seringa, o êmbolo movimenta-se, mas volta para a posição inicial, isto acontece porque o ar que estava comprido empurrou o êmbolo, pois voltou a ocupar o mesmo espaço que ocupava antes de ser comprido. 
    Experimentos feitos por Bruna


    Inércia: A materia conserva seu estado de repouso ou e movimento,a menos que uma força aja sobre ela . No jojo de sinuca por exemplo,a bola só entre em movimento quando impulsionada pelo jogador,e demora algum tempo até parar denovo.
    Exemplo de Inércia: Um corpo em repouso tende a permanecer nessa condição.Quando um onibus dá um roncada o corpo que está em repouso nao esperando o movimento ,cai pois insisti em manter o repouso.

    Massa: é uma propriedade relacionada com quantidade de materia e é medida geralmente  em quilogramas .
    A massa é a medida da enércia .Quanto maior a massa de um corpo ,maior a sua inécia.Massa peso são duas coisas diferentes.A massa de um corpo pode ser medida em uma balança.Opeço é uma força medida pelos dinamômetros.
    Exemplo de Massa: Medida é processo de obeter informação da quantidade do mundo fisico .
    A massa de um obejeto é determinada pela força que seu peso exerce sobre a terra.

    Experimentos feitos por Jaqueline Daniel